Visita de Estudo à Marcenaria

24-05-2013 23:07

No dia 24 de maio, a nossa turma realizou uma visita de estudo à Marcenaria - "Móveis d, arte" a convite do pai (um dos proprietários da Marcenaria) da aluna Cátia.

No âmbito do projeto Partilhar experiências profissionais - "Quero conhecer para escolher melhor..." os alunos ficaram a conhecer a profissão de marceneiro, bem como as ferramentas manuais antigas  e as máquinas industriais de marcenaria.

A visita guiada realizada pelos proprietários e funcionários da Marcenaria esteve muito bem organizada e suscitou curiosidade e entusiasmo nos alunos. A apresentação das ferramentas manuais antigas foi um momento de partilha de saberes, uma vez que algumas dessas ferramentes já são muito antigas e cada ferramenta tem a sua funcionalidade.

De seguida a exploração das máquinas industriais que vieram substituir a mão de obra do homem, foi um momento da visita bastante animado, os alunos puderam observar algumas dessas máquinas a funcionar e perceberam a sua funcionalidade de uma maneira simples e objetiva.

As surpresas e...então  fomos convidados a construir uma camioneta de madeira e a partir de peças de madeira, os alunos conseguiram construir a sua camioneta que mais tarde irá ser pintada, na escola.

Ainda recebemos um lanche saboroso...delicioso...oferecido pela avó da Cátia...que encanto!

Os alunos brincaram e tiveram a oportunidade de montar num cavalinho de madeira feito pelo pai da Cátia para os filhos.

No final, cada um de nós (alunos e professora) recebeu uma lembrança do avó da Cátia, uma placa em madeira com o nosso nome escrito...que trabalho fabuloso e que gesto tão carinhoso!

Não tenho palavras para agradecer a forma como fomos recebidos..esta visita foi muito enriquecedora na construção de saberes dos nossos alunos e foi sem dúvida, um sucesso que contribuirá para o crescimento pessoal e social dos nossos alunos.

Como professora da turma y5 é meu dever agradecer a todos a simpatia demonstrada e a disponibilidade prestada nessa tarde tão divertida!